Type Here to Get Search Results !

Quão próximo o planeta Terra está de uma nova extinção em massa?


Este texto foi escrito com base em informações de estudos, agências internacionais e especialistas.

De acordo com registros fósseis coletados em diferentes regiões da Terra, já ocorreram cinco tipos de extinções em massa; a maior delas aconteceu há 250 milhões de anos, quando cerca de 95% de todas as espécies foram extintas. No atual momento, a humanidade ainda está segura, contudo, os cientistas sugerem que o planeta está passando pelo sexto evento de extinção em massa.

De acordo com uma pesquisa do instituto World Wildlife Fund, as plantas e animais selvagens estão cada vez mais sem ambientes naturais para continuar sobrevivendo em segurança. Os pesquisadores afirmam que a Terra está passando por uma das maiores crises de extinção em massa desde o período dos dinossauros.

O novo evento é chamado de extinção do Antropoceno e é a única extinção em massa causada por seres humanos. Destruição de habitat naturais, poluição e agricultura desenfreada são apenas alguns dos fatores que contribuem para a próxima extinção.

O evento de extinção ocorre quando uma espécie desaparece em uma taxa muito mais alta que sua taxa de reprodução.O evento de extinção ocorre quando uma espécie desaparece em uma taxa muito mais alta que sua taxa de reprodução.Fonte:  Getty Images 

"Pense nas consequências da extinção como queimar uma galeria de arte. Portanto, você nem está pensando em um valor direto potencial, mas está pensando na perda intangível do Patrimônio Mundial. Lembre-se, qualquer espécie é um produto de milhões de anos de evolução. Você está olhando para a perda do que torna a humanidade parte do planeta. Você está olhando para o que nos torna completos", disse o cientista-chefe da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Thomas Brooks.

Outro estudo sugere que, nas próximas décadas, aproximadamente um milhão de espécies correm o risco de serem exterminadas por conta destas mudanças. Apesar disso, muitos cientistas apontam que tentar antecipar os resultados de um colapso tão significativo é uma tarefa extremamente complexa.

Leia mais...



Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.