Type Here to Get Search Results !

A volta do coma

 

Blog do Nicola

Eu costumo dizer que quando a gente sai de uma depressão ou qualquer outro transtorno psiquiátrico é como sair de um coma.

Eu fiquei 11 anos vegetando por causa da minha mente conturbada. Foram surtos, momentos de tristeza, apatia, uma vida parada no tempo. Tanto que quando morava com minha tia Alice, ficava imaginando, o que seria no futuro. Algo vinha a cabeça, aposentado, vivendo em algum canto de favor, dependendo de pessoas boas na família ou nas amizades.

É um cenário muito triste. A gente acostuma a essa prisão e vive como uma ameba sem perspectiva. Ou pior: com os piores pensamentos possíveis em relação ao futuro.

Eu ainda vou falar da força do hábito e como isso pode evoluir para melhor em nosso tratamento. Aquela ideia de um passo de cada vez é um passo conquistado. Mas isso não é assunto para agora.

Nesse texto eu falo, que muitas pessoas não se recuperam também porque percebem que estão perdendo oportunidades, perdendo vida, assustadas e incapazes com o destino.

Eu tive depressão esquizoide dos 33 aos 45, é uma das melhores fases da vida, mas para mim foi um aprendizado, não curti, não trabalhei, não construí nada.

Então quando por um milagre melhorei, é um choque também, os familiares, amigos e amigas envelheceram. Cada um com sua história, muitos prosperaram, outros não. Mas viveram em sua plenitude.

Então para superar tudo isso, foi fundamental duas coisas, primeiro ser grato. Sim, porque só pelo de ter superado tudo isso já é uma vitória gigantesca.

Podia não ter saído dessa. Assim como é preciso encarar como um aprendizado, uma lição e até uma benção. Em muitos aspectos, eu melhorei como ser humano, houve uma evolução mesmo que germinada no período mais difícil da minha vida.

O segundo ponto, foi a consciência e a fé que estamos apenas de passagem aqui, por pior que seja nossa situação sempre vai ter alguém passando por dificuldades maiores. Seria achar Deus injusto diante tantas mazelas na nossa vida.

 Eu acho que a consciência de apenas uma passagem nos leva a fé em onipresente e infinito para qual estamos sendo preparados em nossa trajetória na terra. Devo dizer que a fé me ajudou muito e sem ela não conseguiria sair do fundo do poço.

Quando fiquei bom, tudo o que eu queria era fazer as coisas simples para qual muitas pessoas não dão valor, e o principal, sem a escuridão da depressão. 

É um sentimento de estar vivo coração batendo com a faca nos dentes e sempre em movimento depois de um longo coma. E isso é simplesmente algo divino e mágico, que não tem nem como descrever.

 


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.