Uma superbactéria chamada Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) matou cinco bebês no Hospital Estadual Santa Casa, de Cuiabá, no Mato Grosso.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), os pacientes já estavam infectados pela bactéria quando foram internados no hospital estadual.
Após iniciar o tratamento com medicamentos, cinco bebês foram curados, mas quatro morreram em menos de uma semana.
O microrganismo – que é resistente, quase impossível de combater com antibióticos comuns – pode causar diferentes tipos de infecções, incluindo pneumonia, infecções da corrente sanguínea e meningite.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), essa superbactéria é normalmente encontrada no intestino humano (onde não causa doenças) e também nas fezes.
Mas ela pode ser perigosa se entrar em outras partes do corpo, especialmente quando a pessoa está doente.
Em ambientes hospitalares, a bactéria Klebsiella pode ser transmitida através do contato pessoa a pessoa (por exemplo, de paciente para paciente através das mãos contaminadas de profissionais de saúde ou de outras pessoas) ou, menos comumente, pela contaminação do ambiente.
As infecções por Klebsiella comumente ocorrem entre pacientes doentes que requerem dispositivos como ventiladores (máquinas de respiração) ou cateteres intravenosos (veias).
Tomar certos antibióticos por muito tempo ou outros tratamentos também pode aumentar as chances de contaminação.
As infecções são raras em pessoas saudáveis porque seus sistemas imunológicos são fortes o suficiente para combater o microrganismo.
Sintomas de infecção pela superbactéria Klebsiella Pneumoniae
Os sintomas dependem de onde está a infecção. Por exemplo, se a bactéria causa pneumonia, a pessoa pode ter:
- Febre
- Tosse
- Dor no peito
- Problemas respiratórios
- Muco, que pode ser espesso e com sangue
A Klebsiella pneumoniae também pode atingir outras partes do corpo. Por exemplo, uma ferida cirúrgica. Também pode infectar o sangue (bacteremia ou septicemia), cérebro (meningite), coração (endocardite) e trato urinário (ITU).