O gamer José Neto, conhecido como Neto Silva, foi diagnosticado com osteoporose aos 21 anos de idade. A condição que faz com que os ossos fiquem mais frágeis é mais comum em idosos e rara entre os jovens.
No caso dele, a condição está relacionada aos hábitos pouco saudáveis. Neto chegava a consumir cerca de três litros de refrigerante por dia, além de café e energéticos para permanecer acordado jogando. Muitas vezes, chegava a substituir a água por essas bebidas.
De acordo com o médico que acompanha o gamer, foi uma surpresa descobrir a condição, já que ela não é comum em pessoas com essa idade. “Não é o que esperamos de rotina. Mas, por conta do estilo de vida e seus hábitos, foi possível estabelecer uma ligação que levasse à osteoporose”, afirmou o ortopedista Guilherme Chohfi de Miguel ao portal R7.
Neto, que chegou a faturar mais de 1 milhão com jogo, disse que, antes de iniciar a carreira como gamer, praticava exercícios e cuidava da saúde. Porém, com a imersão na rotina do jogos, trocou tais hábitos pelo sedentarismo e má alimentação.
“Comecei a sentir muitas dores no corpo, não encontrava muito bem uma posição [confortável] pra dormir, sentia o osso doendo. Um dia, inventei de sair para correr e comecei a torcer os pés logo nos primeiros passos. Já sentia muita dor nas costelas antes de dormir, mas achava que era por conta da má postura, por ficar muitas horas sentado na cadeira. Mas, quando aconteceu isso, durante a corrida, fui para o hospital no mesmo dia”, contou o gamer.
O exame específico para ver a condição dos ossos revelou que ele estava com osteoporose primária do tipo 2, chamada também de osteoporose senil, que consiste na deficiência de cálcio.
Osteoporose
De acordo com o Manual MSD, a osteoporose é uma doença óssea metabólica progressiva que diminui a densidade mineral óssea (com deterioração da estrutura óssea, deixando-a mais propensa a fraturas.
O diagnóstico é feito por densitometria óssea ou pela confirmação de uma fratura de fragilidade. A prevenção e o tratamento são feitos pela modificação dos fatores de risco, suplementos de cálcio e vitamina D; exercícios para otimizar a força óssea e muscular, melhorar o equilíbrio e minimizar o risco de quedas; e tratamento farmacológico para preservar a massa óssea ou estimular a neoformação óssea.