O Airbnb passou a vetar a locação de imóveis para pessoas que tenham algum tipo de ligação com usuários banidos da plataforma. A medida vem causando polêmica entre os usuários.
A empresa alega que tal política tem como foco a segurança dos proprietários dos imóveis, assim como de outros hóspedes.
A polêmica veio à tona em janeiro, após uma usuária –identificada como a– ter sido impedida de fazer locações na plataforma. Na ocasião, o Airbnb alegou que a mulher poderia estar “estreitamente associada a uma pessoa que não tem permissão para usar o site”.
Segundo reportagem do site Vice, a mulher teria usado do cartão de crédito do namorado para fazer a locação do imóvel. Contudo, o pedido de reserva não foi aceito porque o titular o rapaz tinha passagem pela polícia.
A mulher ainda tentou contestar o cancelamento da locação. No entanto, o Airbnb afirmou que recusa o aluguel a pessoas que “provavelmente viajarão” com pessoas sem permissão para usar a plataforma.
“Se descobrirmos que você não está intimamente associado a uma pessoa que não tem permissão para usar o Airbnb, podemos restaurar sua conta. Caso contrário, sua conta permanecerá removida do Airbnb”, disse a empresa em resposta à contestação.
Nos últimos anos, o Airbnb tem priorizado a segurança dos usuários em sua plataforma pelo mundo em um esforço para evitar que hóspedes ou anfitriões entrem em risco.
Veja também: Cabana brasileira é a 2ª mais desejada do mundo no Airbnb