Type Here to Get Search Results !

Depressão

 

      Blog do Nicola

Essa doença psicológica opera mudanças significativas no humor da pessoa e afeta diretamente suas relações sociais. Não faz distinção de gênero ou idade e, infelizmente, cresce a cada dia.

É o que prova um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no ano passado. Segundo o levantamento, cerca de 322 milhões de pessoas vivem com depressão no mundo. Isso corresponde a 4,4% da população do planeta. Em relação ao Brasil, a doença afeta 5,8% da população, um total de 11,5 milhões de casos. O índice é o maior na América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos.

Além do Brasil e dos Estados Unidos, países como Ucrânia, Austrália e Estônia também registram altos índices de depressão em sua população ~ 6,3%, 5,9% e 5,9%, respectivamente. A organização alerta ainda que a doença é a principal causa de incapacidade laboral no planeta e, nos piores casos, pode levar ao suicídio. Por isso, é bom ficar atento aos sinais.

Sintomas de depressão

Dentre os sintomas de depressão, o principal é o estado de tristeza, que opera mudanças significativas no humor da pessoa e, consequentemente, em sua rotina. A doença causa alterações químicas no cérebro, principalmente com relação aos neurotransmissores, que transmitem impulsos nervosos entre as células. Por conta disso, o indivíduo depressivo corre o risco de perder o emprego, ter problemas no relacionamento conjugal e familiar, pode adquirir doenças cardíacas, e, como já citado anteriormente, buscar o suicídio.


A depressão, no entanto, apresenta outros sinais e pode ser causada por inúmeros fatores.

Tratamento

É importantíssimo que haja acompanhamento médico. O tratamento mais indicado é uma combinação de medicamentos antidepressivos e psicoterapia, receitados com o aval de psicólogos e psiquiatras. A terapia é simples e não incapacita o paciente.

Além disso, outro método sugerido é a psicoterapia. Ela auxilia a pessoa a se reestruturar psicologicamente, além de aumentar sua compreensão sobre a doença, diminuindo o impacto causado pelo estresse.

E a partir de hoje falaremos mais sobre esse tema com a ajuda de um parceiro nosso que sofreu durante anos com essa doença e agora recuperado vai trazer todos os dias um pouco da sua historia e sua experiência. Tanto as boas como as ruins. Seja bem vindo Nicola! 

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.